BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

27 de junho de 2011

GOIANIA-PE


No dia 25 de junho de 2011 o Curso de Ciências Economicas da UERN-Universidade Estadual do Rio Grande do Norte visitou a velha cidade de Goiania no Estado de Pernambuco.
HISTÓRIA DE HOIANIA-PE
Inicialmente habitado por índios Caetés e Potiguares, a fundação do município de Goiana é anterior a 1570. Marcada por um rico passado histórico, a cidade foi a primeira no Estado a declarar extinto o regime de escravidão, antes mesmo da Lei Áurea. Nela também aconteceu a Epopéia das Heroínas de Tejucupapo.
Este último acontecimento teve início em 1645, quando invasores holandeses, ameaçados pela Insurreição Pernambucana, liderada por André Vidal de Negreiros, refugiaram-se no Forte Orange, em Itamaracá.Goiana, Pernambuco Cercados pelas tropas inssurretas, os holandeses se viram impedidos de sair em busca de alimentos. Com a fome e a umidade do local, foram acometidos pelo escorbuto, doença causada pela falta de vitamina C no organismo.
A solução era ir até a Vila de Tejucupapo, em Goiana, onde os cajueiros da região, que eram utilizados como remédio para a doença, estavam em fase de frutificação. Comandados pelo Almiranete Lichthant, cerca de 600 holandeses partiram, pelo mar, em direção ao local. Para se defenderem da invasão, os cem homens que habitavam Tejucupapo montaram uma trincheira, levando mulheres e crianças para a luta.
Durante o confronto, 23 holandeses foram mortos, despertando a fúria dos inimigos. Percebendo a superioridade holandesa, Maria Camarão, de crucifixo em punho, percorreu a vila convocando as mulheres a pegarem em armas e ajudarem os homens na luta contra as tropas inimigas. No dia 24 de abril de 1646, munidas de paus, pedras, panelas, pimenta e água fervente, as mulheres de Tejucupapo venceram os holandeses que ameaçavam suas terras e famílias. A IgrejaA Igreja de São Lourenço de Tejucupapo é hoje bem tombado do Estado de Pernambuco.
O episódio marcou a história brasileira como uma das poucas batalhas a envolver a participação coletiva de mulheres.
FONTE: SITE DA PREFEITURA DE GOIANIA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOTA JÚNIOR

Arquivo do blog Jullyetth Bezerra

LINK DE JULINHA

LINK DE MINHA QUERIDA MÃE

DONA MARIA - SOGRA DE WHAKYSHON

OESTE NEWS

OESTE NEWS

Júlia Melissa

JÚLIA MELISSA.

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 18 BLOGS, 1780 LINKS, UM ORKUT, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1806 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - MMVIII, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

LINKS DE APODI

PERFIL DE JULLYETTH BEZERRA

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

JULLYETTH BEZERRA

JULLYETTH BEZERRA

JÚLIA MELISSA

JÚLIA MELISSA

JOTA JÚNIOR

JOTA JÚNIOR

DANIELA CINTYA

DANIELA CINTYA
AMIGA

AMIGA DE JULLYETTH

AMIGA DE JULLYETTH
CIÊNCIAS ECONÔMICAS

NOVA - MADRINHA DE JULLYETTH

NOVA - MADRINHA DE JULLYETTH

CLAÚDIA RAIA

CLAÚDIA RAIA
AMIGA DE JULLYETTH

EDMILSON & IVONETE

EDMILSON & IVONETE

Minha lista de blogs