PORTAL

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS

VISITAS

ADORO SUA VISITA,OBRIGADO!

SEJA BEM VINDO

SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE BLOG

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

14 de julho de 2009

MEU CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS NA UERN


CIÊNCIAS ECONÔMICAS

:: ALUNA: MARÍLIA JULLYETTH BEZERRA DAS CHAGAS, natural de Apodi-RN, nascida a 29 de novembro de 1990, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas. Concluiu o ensino médio na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, na cidade de Apodi-RN


:: HISTÓRICO:

Criado pelo Decreto nº 62.348, datado de 5 de março de1968

:: ADMINISTRAÇÃO

Diretor: Prof. Flávio José Dias Xavier
Vice-diretor: Prof. Ivanaldo Gaudêncio

:: ENDEREÇO

Campus Universitário Central, Setor IV
BR 110, KM 48, Rua Prof. Antônio Campos, Costa e Silva
59610-090 - Mossoró-RN

:: TELEFONE:

(84) 3315-2198

:: MODALIDADE:

Bacharelado

:: CARGA HORÁRIA TOTAL:

2760 horas -

:: TEMPO DO CURSO:

Entre 5 e 7 anos (máximo)

:: OBJETIVO DO CURSO:

Formar profissionais capazes de interpretar, analisar e criticar a realidade sócio-econômica e nela intervir, embasados no caráter pluralista da Ciência, formada por correntes de pensamentos e paradigmas diversos.

:: PERFIL DO FORMANDO:

Profissionais que detenham conhecimentos históricos, habilidade com instrumentais analíticos e de mensuração dos fenômenos sócio-econômicos, embasamento técnico-científico e postura ética.

:: CAMPO DE ATUAÇÃO:

Setor público: atua como gestor público, formulador de políticas, planejamento e orçamento;
Iniciativa privada: elaboração e análise de projetos de viabilidade econômica, analista, consultor;
Outros: organizações não-governamentais, pesquisador ligado à instituições de pesquisa e universidades.

:: ATRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL FORMADO:

Desenvolver raciocínios logicamente consistentes;
Ler e compreender textos econômicos;
Dissertar sobre temas econômicos;
Lidar com conceitos teóricos fundamentais da Ciência Econômica;
Utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas;
Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos sócio-econômicos;
Diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas;
Competência para atuar nas áreas de políticas públicas, agricultura, economia dos recursos naturais e economia e gestão de empresas;
Compreender a problemática regional do Nordeste, a economia local e a sua inserção no contexto nacional.

O curso de Ciências Econômicas da UERN-Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Campus Central, criado Decreto nº 62.348m datado de 5 de março de1968 está estruturado para oferecer ao futuro economista uma formação que contemple um sólido conhecimento teórico-instrumental das questões econômicas e das demais necessárias a completa formação do profissional. Tem como missão a formação de um profissional empreendedor, apto a atuar nas diferentes áreas da economia, cujo diferencial, é a sua capacidade de intervir no processo de desenvolvimento da competitividade sistêmica das organizações. Neste contexto, o aluno dispõe de uma moderna estrutura de ensino com laboratórios, bibliotecas, banco de dados, bem como, de oportunidades de desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão universitária, capacitando-o a uma formação plena para atuação profissional.


ÁREA DO CONHECIMENTO

O estudo econômico faz parte de uma das mais abrangentes categorias do conhecimento humano, as ciências sociais. Neste contexto, a ciência econômica centra sua atenção na eficiente produção e distribuição de riquezas, visando o bem estar da sociedade como um todo. Modernamente, com o rápido avanço das novas tecnologias, utilizadas tanto na produção como nas comunicações, a sociedade evolui com grande rapidez para um sistema de interações globais, onde as relações entre agentes e sistemas ficam mais complexas. Assim, faz-se necessário, cada vez mais, o conhecimento mais aprofundado da ciência econômica, pois através dela torna-se possível a correção de desvios verificados na busca de melhorias para a sociedade bem como, a garantia da sustentabilidade da produção de riquezas para as gerações futuras com a exploração racional dos recursos ambientais.


CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

O economista é um profissional preparado para tomar decisões em ambientes complexos, dada a sua formação holística, ou seja, possuir uma visão sistêmica das várias interações que regem a vida da sociedade e das organizações. Ele está habilitado a utilização de conhecimentos teórico-práticos não só na solução de conflitos localizados, mas com uma visão de conjunto das inter-relações que interferem nos resultados esperados. Assim, o economista atua tanto nas áreas pública como privada, em setores que necessitem de ações eficientes, como os mercados (de bens e serviços e financeiros), de produção e distribuição de riquezas, na execução, implantação e acompanhamento de políticas públicas, orçamentárias e de planejamento. No ambiente internacional o economista se insere como um profissional de necessária atuação, dado o seu potencial de visão e reflexão dos problemas da sociedade com um todo. Na UERN, o aluno do curso de economia receberá toda a qualificação necessária, capacitando-o a uma atuação eficiente na vida profissional, pois além dos conhecimentos teórico-práticos recebidos ele terá uma formação voltada a promoção humana e ao conseqüente bem estar da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERFIL DE JULLYETTH BEZERRA

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

Arquivo do blog Jullyetth Bezerra

JOTA JÚNIOR

LINK DE JULINHA

LINK DE MINHA QUERIDA MÃE

DONA MARIA - SOGRA DE WHAKYSHON

ANIVERSARIANTES

OESTE NEWS

OESTE NEWS

Júlia Melissa

JÚLIA MELISSA.

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 73 BLOGSe E MAIS DE 4 MIL LINKS

LINKS DE APODI

JULLYETTH BEZERRA

JULLYETTH BEZERRA

JÚLIA MELISSA

JÚLIA MELISSA

JOTA JÚNIOR

JOTA JÚNIOR

DANIELA CINTYA

DANIELA CINTYA
AMIGA

AMIGA DE JULLYETTH

AMIGA DE JULLYETTH
CIÊNCIAS ECONÔMICAS

NOVA - MADRINHA DE JULLYETTH

NOVA - MADRINHA DE JULLYETTH

CLAÚDIA RAIA

CLAÚDIA RAIA
AMIGA DE JULLYETTH

EDMILSON & IVONETE

EDMILSON & IVONETE

Minha lista de blogs