CIÊNCIAS ECONÔMICAS
:: HISTÓRICO:
Criado pelo Decreto nº 62.348, datado de 5 de março de1968
:: ADMINISTRAÇÃO
Diretor: Prof. Flávio José Dias Xavier
Vice-diretor: Prof. Ivanaldo Gaudêncio
:: ENDEREÇO
Campus Universitário Central, Setor IV
BR 110, KM 48, Rua Prof. Antônio Campos, Costa e Silva
59610-090 - Mossoró-RN
:: TELEFONE:
(84) 3315-2198
:: MODALIDADE:
Bacharelado
:: CARGA HORÁRIA TOTAL:
2760 horas -
:: TEMPO DO CURSO:
Entre 5 e 7 anos (máximo)
:: OBJETIVO DO CURSO:
Formar profissionais capazes de interpretar, analisar e criticar a realidade sócio-econômica e nela intervir, embasados no caráter pluralista da Ciência, formada por correntes de pensamentos e paradigmas diversos.
:: PERFIL DO FORMANDO:
Profissionais que detenham conhecimentos históricos, habilidade com instrumentais analíticos e de mensuração dos fenômenos sócio-econômicos, embasamento técnico-científico e postura ética.
:: CAMPO DE ATUAÇÃO:
Setor público: atua como gestor público, formulador de políticas, planejamento e orçamento;
Iniciativa privada: elaboração e análise de projetos de viabilidade econômica, analista, consultor;
Outros: organizações não-governamentais, pesquisador ligado à instituições de pesquisa e universidades.
:: ATRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL FORMADO:
Desenvolver raciocínios logicamente consistentes;
Ler e compreender textos econômicos;
Dissertar sobre temas econômicos;
Lidar com conceitos teóricos fundamentais da Ciência Econômica;
Utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas;
Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos sócio-econômicos;
Diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas;
Competência para atuar nas áreas de políticas públicas, agricultura, economia dos recursos naturais e economia e gestão de empresas;
Compreender a problemática regional do Nordeste, a economia local e a sua inserção no contexto nacional.
O curso de Ciências Econômicas da UERN-Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Campus Central, criado Decreto nº 62.348m datado de 5 de março de1968 está estruturado para oferecer ao futuro economista uma formação que contemple um sólido conhecimento teórico-instrumental das questões econômicas e das demais necessárias a completa formação do profissional. Tem como missão a formação de um profissional empreendedor, apto a atuar nas diferentes áreas da economia, cujo diferencial, é a sua capacidade de intervir no processo de desenvolvimento da competitividade sistêmica das organizações. Neste contexto, o aluno dispõe de uma moderna estrutura de ensino com laboratórios, bibliotecas, banco de dados, bem como, de oportunidades de desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão universitária, capacitando-o a uma formação plena para atuação profissional.
ÁREA DO CONHECIMENTO
O estudo econômico faz parte de uma das mais abrangentes categorias do conhecimento humano, as ciências sociais. Neste contexto, a ciência econômica centra sua atenção na eficiente produção e distribuição de riquezas, visando o bem estar da sociedade como um todo. Modernamente, com o rápido avanço das novas tecnologias, utilizadas tanto na produção como nas comunicações, a sociedade evolui com grande rapidez para um sistema de interações globais, onde as relações entre agentes e sistemas ficam mais complexas. Assim, faz-se necessário, cada vez mais, o conhecimento mais aprofundado da ciência econômica, pois através dela torna-se possível a correção de desvios verificados na busca de melhorias para a sociedade bem como, a garantia da sustentabilidade da produção de riquezas para as gerações futuras com a exploração racional dos recursos ambientais.
CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL
O economista é um profissional preparado para tomar decisões em ambientes complexos, dada a sua formação holística, ou seja, possuir uma visão sistêmica das várias interações que regem a vida da sociedade e das organizações. Ele está habilitado a utilização de conhecimentos teórico-práticos não só na solução de conflitos localizados, mas com uma visão de conjunto das inter-relações que interferem nos resultados esperados. Assim, o economista atua tanto nas áreas pública como privada, em setores que necessitem de ações eficientes, como os mercados (de bens e serviços e financeiros), de produção e distribuição de riquezas, na execução, implantação e acompanhamento de políticas públicas, orçamentárias e de planejamento. No ambiente internacional o economista se insere como um profissional de necessária atuação, dado o seu potencial de visão e reflexão dos problemas da sociedade com um todo. Na UERN, o aluno do curso de economia receberá toda a qualificação necessária, capacitando-o a uma atuação eficiente na vida profissional, pois além dos conhecimentos teórico-práticos recebidos ele terá uma formação voltada a promoção humana e ao conseqüente bem estar da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário